Anita

Voluntario

Meu nome é Anita Sister e nasci na Rússia em 1919. Meu pai tinha o costume de escrever para os tios que já estavam no Brasil contando sobre a situação que estavam vivendo. Logo em seguida eles nos chamaram, e após um ano meu pai, minha mãe, eu, com oito anos, e meu irmão, com quatro, chegamos no Brasil.

Os tios e primos moravam no bairro do Brás, mas lá não havia escola judaica, só no Bom Retiro, na Av. Tiradentes. Eu e uma turma íamos de bonde até a escola, onde ensinavam Português, Idish e Hebraico, e na volta passávamos no Jardim da Luz para apanhar coquinhos.

Meu pai era um homem culto, tanto no aspecto laico como religioso (foi gabai na sua sinagoga). Mamãe era dona de casa, muito digna, exigente e austera, a perfeita idishe mame.

Ainda muito jovem fui trabalhar nas Lojas Brasileiras, fundada pela família Basbaum, com 24 filiais no Brasil. Exerci a função de caixa geral de quatro lojas: duas em S. Paulo, uma em Ribeirão Preto e uma em Santos. Trabalhei lá durante dez anos, que foram como uma faculdade para mim, pois além de caixa, ajudava na contabilidade e no departamento pessoal. Enfim, foi um aprendizado!

Após esse tempo trabalhando saí para ter o primeiro filho. Tenho quatro filhos, nove netos, dez bisnetos e mais dois a caminho, se D’us quiser.

Mais tarde trabalhei por conta própria, tivemos uma loja de confecção por 30 anos, e agora sou aposentada.

Tenho problemas nos pés e só saio quando meus filhos ou netos vêm me buscar. Aos domingos jogo tranca na Hebraica, leio o jornal “O Estado de S. Paulo” e faço palavras cruzadas.

Fico muito feliz ao receber as visitas das voluntárias do Projeto Lev, são muito agradáveis e simpáticas, estou até fazendo propaganda para minhas amigas e conhecidas!

Voluntario