Lev na Serra

O Projeto teve início em 2014 com o objetivo de promover atividades aos idosos de S. Lourenço da Serra e Região, inicialmente com a participação de idosos matriculados no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de São Lourenço da Serra.

No segundo bimestre de 2018 teve inicio a participação do Grupo da Melhor Idade de Juquitiba, vinculado à Secretaria de Promoção Social de Juquitiba com atividades em conjunto com os idosos de S. Lourenço da Serra.

O projeto é coordenado pela Assistente Social Guita Rabinovici e conta com a participação especial da Arteterapeuta, Mara H. Kahan, com uma programação bem variada no Sítio Felicidade, um espaço de referência na cidade de São Lourenço da Serra.


Lev na Serra
Idosos no Sítio antes da Pandemia

Público Alvo

Idosos a partir de 60 anos, da cidade de S. Lourenço da Serra e Região.

Periodicidade

O Projeto funciona de fevereiro a dezembro semanalmente e ocorre no Sítio Felicidade no período da tarde.

Objetivos

O Projeto tem como objetivos contribuir para a qualidade de vida dos idosos, bem como para a autonomia, envelhecimento ativo e saudável; a prevenção do isolamento social e o fortalecimento de vínculos.

Covid 19 e Retomada de Atividades

Com o advento da Pandemia as atividades presenciais tiveram que ser interrompidas.

O Projeto retornou no segundo semestre de 2020 com atividades para os idosos em S. Lourenço da Serra que passaram a ser virtuais. Palestras, relacionadas a Covid, isolamento social e depressão foram abordadas via Zoom. Material para confecção de caixas e outros objetos artesanais foi entregue pelo Projeto à domicílio. As atividades são orientadas virtualmente pelo articulador do Projeto na Serra, Douglas Valter.

Betina Coin, gerontóloga do Lev na Serra, envia vídeos semanais sobre temas de interesse como cuidados com a postura, exercícios para a memória, organização de medicamentos, importância de atividade física, entre outros. Apostilas de exercícios de estímulo à concentração, memória e coordenação motora também são elaborados por Betina e entregues nas residências dos idosos.

Além dessas atividades, o Projeto implementou o envio de outros vídeos como contação de histórias, apresentação musical entre outros temas de cunho cultural.

O Projeto Lev na Serra pretende trazer novos grupos de outras cidades da região, como Taboão da Serra, com quem já mantém contato.


Lev na Serra
Passeio a praia de Peruíbe no encerramento das atividades de 2019, antes da Pandemia